Ambienge

Portuguese English Espanhol
Mais uma solução para os resíduos orgânicos

Cerca de 50% do lixo brasileiro é composto por resíduos orgânicos. São restos de alimentos (como carnes, vegetais, frutos e cascas de ovos), madeira, ossos e sementes que poderiam – e deveriam! – ser reaproveitados. Em 2010, apenas aproximadamente 4% do lixo sólido orgânico urbano gerado no Brasil foi reciclado.

Como essa realidade se repete, em diferentes escalas, em todos os países, algumas soluções prometem elevar os índices de recuperação. Este é o caso da Eco-Wiz, empresa de Cingapura que desde 2010 vem desenvolvendo tecnologias para o reaproveitamento de resíduos orgânicos “in loco” – ou seja, equipamentos que podem ser instalados em restaurantes, lanchonetes, condomínios, supermercados e hotéis, entre outros, para transformar restos de alimentos em compostos orgânicos e água reutilizável (para usos como rega de jardins ou limpeza).



Em duas versões, com sistema úmido ou seco, o equipamento acelera a velocidade de decomposição natural dos resíduos através de meios biológicos, mantendo níveis ideais de aeração, umidade e temperatura que encurtam o processo. Nessas condições controladas, os microorganismos fazem a decomposição de forma mais rápida (em apenas 24 horas) e segura, sem riscos de contaminação. Além disso, os equipamentos geram ganhos ambientais com a eliminação do transporte dos resíduos e a redução do uso de aterros sanitários (é sempre bom lembrar que, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os lixões brasileiros devem ser totalmente extintos até o final de 2014).

Segundo Kathleen Tan, gerente de marketing da empresa, a Eco-Wiz tem escritórios de representação em países como Coréia, Tailândia, China e Noruega. “Apesar de ainda não contarmos com representantes no Brasil, temos muito interesse em participar desse mercado que oferece um grande potencial de crescimento. Estamos, nesse momento, avaliando algumas propostas para iniciarmos em breve nossas parcerias locais.”

 

 

(Fonte: http://www.eco-wiz.com/ )

 

FALE CONOSCO

(41) 3274-8861 |  contato@ambienge.net |  ambienge | | |