Ambienge

Portuguese English Espanhol
Governo e FAEP buscam aliança frente às mudanças do novo Código Florestal

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Nazareno Iurk, acompanhado do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, do diretor presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e do presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Paraná (ITCG), Amílcar Cavalcante, reuniram-se com o presidente do Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Ágide Meneguette, para aprofundar os debates com o setor sobre temas em comum relativos ao Novo Código Florestal Brasileiro. A reunião serviu para o alinhamento de interpretação das instituições no que se refere ao CAR (Cadastro Ambiental Rural) e à regularização de áreas Consolidadas de Preservação Permanente (APP’s) e Reserva Legal.

“Esta parceria é uma oportunidade para construirmos soluções conjuntas. É fundamental conhecer as demandas de cada setor e, onde houver pontos em conflito, buscar a convergência”, disse o secretário Iurk. O presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, relatou aos visitantes o histórico da mobilização da instituição frente as mudanças que viriam a acontecer no Código Florestal. “A federação, que congrega mais de 70 mil produtores agrícolas, pode sim auxiliar o Governo na construção de uma agenda técnica de legislação, organizando reuniões e assembleias com os sindicatos agrícolas e auxiliar na orientação e divulgação dos aspectos operacionais do CAR e do Programa de Regularização Ambiental para os agricultores paranaenses”, disse Meneguette.

O secretário Iurk expôs aos membros da FAEP as diretrizes do Programa Bioclima Paraná, ressaltando a figura do Agricultor Preservacionista, que poderá receber pagamentos em retribuição a serviços ambientais, contribuindo assim para a conservação dos recursos naturais do Paraná. O presidente da FAEP apresentou aos presentes uma cartilha didática feita pela instituição e que trata do Novo Código Florestal. A publicação aborda as mudanças ocorridas, as perspectivas futuras, explica os conceitos chave e as necessidades de regularização dos agricultores. A cartilha pode ser obtida no endereço eletrônico http://codigoflorestal.sistemafaep.org.br/wp-content/uploads/2012/11/novo-codigo-florestal.pdf . Também participaram do encontro a engenheira agrônoma e técnica da Faep, Carla Beck, e assessor da presidência, Sr. Carlos Augusto Albuquerque.

Fonte: ACS SEMA

 

FALE CONOSCO

(41) 3274-8861 |  contato@ambienge.net |  ambienge | | |